Menu



Celebração St. Patrick’s Day


O dia de S. Patrício (St. Patrick’s Day) foi comemorado pelas turmas do 6.º ano, no dia 17 de março na nossa escola, por proposta do grupo disciplinar de Inglês e integrada no programa da Semana da Leitura.

 Após sensibilização e apresentação de informação útil, os alunos foram desafiados a investigar sobre a vida do santo e a sua influência na história e cultura da Irlanda, sobre a história e a geografia do país, e ainda sobre escritores, atores e músicos…

Os alunos aderiram entusiasticamente às atividades propostas, tendo executado trabalhos diversificados, de qualidade e muito criativos, que foram expostos na biblioteca da escola. Os cartões de S. Patrício (St. Patrick’s Day Cards) foram ilustrados com símbolos típicos e transcrições de Irish blessings (bençãos) e figuraram junto ao cartaz Happy St. Patrick’s Day e ao leprechaun (duende), adereços executados pelas hábeis e sempre disponíveis monitoras do ATL.

 Vários painéis deram a conhecer a St. Patrick’s Legend (lenda de S. Patrício) e os espaços escolares foram ainda decorados com trevos e Irish blessings.

No dia da celebração e ao som de música irlandesa, foram pintados trevos na face dos alunos; miúdos e graúdos receberam como presente um trevo para colocar ao peito.

 O momento de convívio foi colorido e adoçado com uns bolinhos maravilhosos, que nos deram a conhecer os talentos artísticos das mães.

Foram momentos marcantes, divertidos, capazes de quebrar a rotina escolar e que enriqueceram culturalmente os alunos.

Para o sucesso da atividade foi preciosa  a colaboração das monitoras do ATL, diretoras de turma, assistentes operacionais e encarregados de educação.
 Aqui ficam algumas fotos para memória das nossas atividades.



O Duende (Leprechaun)
Exposição dos trabalhos
Para momento de convívio...

Ascensão Peixoto, professora colaborante da BE

Semana da Leitura 2013-2014

De 17 a 22 de março, celebra-se, de novo, a Semana da Leitura no concelho da Mealhada.
As Escolas Básicas da Pampilhosa e da Mealhada programaram, conjuntamente, as suas actividades. É uma festa promotora da leitura e da literacia com propostas variadas previstas no programa que publicamos. Escolha aquelas em que quer participar, ou, em caso de dúvida, compareça em todas. Convidamos toda a comunidade a participar.
 
Celeste Leite, professora da equipa da BE