Menu



SOBE

O projeto SOBE (protocolo celebrado entre a DGS, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares) trouxe-nos uma nova dinâmica, no que à higiene oral diz respeito. Em articulação com a professora bibliotecária e a coordenadora do PES, planeámos a nossa participação.
Contámos com a colaboração do Centro de Saúde da Mealhada, que realizou uma ação de sensibilização sobre higiene oral para os alunos de 5.º ano. A maior parte foi brindada com um cheque-dentista.
Nas turmas A e C do 5.º ano foi lida e debatida a obra das autoras Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, O Sorriso de Estrela; diversos materiais disponibilizados pelo projeto foram explorados, e visionados pequenos filmes que proporcionaram aprendizagens significativas e divertidas.
Já bem cientes dos cuidados a ter em conta para uma boa saúde oral, os alunos foram convidados a darem asas à sua criatividade: uns procederam à recolha de quadras/poemas alusivos à temática, outros elaboraram desenhos e trabalhos tridimensionais e criaram slogans, e outros ainda inventaram quadras e fizeram poemas.
Procurámos envolver as famílias nas atividades, através do envio de uma carta aberta e da proposta de um jogo "Calendário da escovagem dos dentes", materiais facultados pelo projeto.
No final, montámos uma pequena exposição na Biblioteca com os trabalhos realizados.
As atividades foram enriquecedoras, pelo que consideramos que os objetivos foram cumpridos.
 
Aqui deixamos uma amostra dos trabalhos realizados.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

As diretoras de turma
Maria Ascensão Peixoto, colaboradora da BE
Filomena Praça

Sem comentários: