Menu



Orçamento Participativo das Escolas

Como já é do conhecimento de todos, o processo do Orçamento Participativo das Escolas (OPE) já se iniciou nas nossas comunidades educativas. Esta iniciativa visa os alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário.

Neste mês de fevereiro, os estudantes devem apresentar e discutir as suas propostas, seguindo-se o período de campanha, rumo ao dia de votação – 24 de março, Dia do Estudante. Tratam-se, por isso, de cerca de dois meses importantes para estimular a participação cívica, os valores de cidadania e a capacidade de gestão, interação e debate.


Assim, para juntar ao apoio fundamental de todo o corpo docente, desde o início da semana está disponível um conjunto de materiais dirigidos aos alunos (nos formatos que mais utilizam). A saber:

- Uma página de Facebook – www.facebook.com/opescolas - com linguagem adequada aos estudantes e conteúdos que visam estimular a participação;

- Uma conta de Whatsapp – 910106937 – para que os alunos possam enviar as suas perguntas e dúvidas;

- Um sítio na internet – www.opescolas.pt – que foi melhorado e que deve ser agora consultado por todos: alunos, pessoal docente e não docente, encarregados de educação, etc.


(Adaptado do e-mail enviado às escolas pela Diretora-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Dra. Maria Manuela Faria)

Celeste Leite, professora colaborante 


Sem comentários: